Os efeitos da andropausa

Os efeitos da andropausa
Saiba como a deficiência de testosterona age na saúde no homem

Você sabia que não são só as mulheres que sofrem com a deficiência na produção de hormônio com o avanço da idade? Assim como a menopausa atinge o público feminino, a andropausa – ou DAEM: distúrbio androgênico do envelhecimento masculino – é responsável por alterações na saúde do homem.

Segundo o urologista do Hospital Santa Cruz, Dr. Ari Adamy Junior, a grande diferença é que na menopausa ocorre a interrupção total da produção hormonal feminina, enquanto que nos homens ocorre uma diminuição progressiva na produção de testosterona. “Os níveis de testosterona normalmente caem conforme a idade avança, na maioria das vezes devido à falência na produção do hormônio pelos testículos”, explica.

Quando ocorre?
O DAEM é mais frequente entre homens de 40 a 79 anos, mas também pode ocorrer em outras faixas etárias. “É recomendável que todo homem procure o urologista a partir dos 40 anos para avaliação de rotina, ou quando apresentar os sintomas, independentemente da idade”, alerta.

Prevenção e tratamento
A melhor forma de prevenção é ter hábitos de vida saudáveis, além de controlar doenças predisponentes e fatores de risco, como obesidade, hipertensão, diabetes, dislipidemia (colesterol elevado), sedentarismo, tabagismo e abuso de bebidas alcoólicas.

Em geral, o tratamento ocorre por reposição hormonal, que pode ser feita de várias formas: injetável ou transdérmica. “Lembrando que cada tratamento é individualizado e deve ser sempre acompanhado por um profissional médico”, afirma o urologista.

Sintomas
Muitas vezes, os homens sofrem desse distúrbio e nem sabem. Mas como identificar se a andropausa chegou? Fique atento a estes sinais:

• Diminuição da força e massa muscular
• Diminuição da resistência física (fadiga)
• Aumento da gordura visceral
• Comprometimento da memória e funções cognitivas
• Depressão e irritabilidade
• Diminuição da libido
• Diminuição no número de ereções noturnas/matinais
• Disfunção erétil
• Alterações no orgasmo
• Ejaculação retardada
• Diminuição do volume ejaculatório

Hospital Santa Cruz
O Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR), e é reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA (Organização Nacional de Acreditação). Fundado em 1966, é considerado um centro de excelência no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Neurologia, Neurocirurgia, Ortopedia, Pronto Atendimento e Medicina Preventiva, além da Maternidade. Oferece estrutura privilegiada, equipe médica multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. O Hospital Santa Cruz é referência no serviço de hotelaria hospitalar e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 2 =