Recanto Nativo , de Mãos dadas com a Natureza .

Recanto Nativo , de Mãos dadas com a Natureza .

Sandra Mara, juntamente com seu marido Ozir Natal, são proprietários do Sitio Recanto Nativo e são pioneiros na produção de orgânicos em Campo Magro. Tudo começou como uma experiência de como produzir alimentos saudáveis sem utilizar agrotóxicos em 1986, iniciando pela cultura do tomate. Em 1988 eles iniciaram a primeira feira de orgânicos no Largo da Ordem em Curitiba e hoje estão todos os sábados na feira de produtos orgânicos do Passeio Público das 7h às 12:30h.

A agricultora Paranaense de Campo Magro , Sandra Mara Ribas Machado dos Santos
Produtora Orgânica da propriedade rural Recanto Nativo, recebeu o Premio Criatividade Rural Feminina no ano de 2000, entregue pelas Organização das Nações Unidas (ONU) referente aos projetos desenvolvidos por mulheres, voltados para a melhoria da produção agrícola e das condições de trabalho no campo.

Sandra criou há 20 anos atrás em Campo Magro , região metropolitana de Curitiba, o projeto de plantação de alimentos orgânicos, sem o uso de agrotóxicos e de produtos que trazem risco a saúde, ela foi a primeira brasileira a receber o premio que foi entregue na sede da Empresa Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural( Emater) em Curitiba.

Ela recebeu também o Premio Cruz do Mérito Acadêmico e Profissional da Câmara Brasileira de Cultura no dia 21 de novembro de 2012 e o Dama Comendadora ( Agricultura Orgânica
“Para ser um produtor de alimentos orgânicos é preciso ter consciência ecológica , a água usada na irrigação precisa ser captada de uma fonte com controle bacteriológico , evitar o uso de produtos químicos de qualquer espécie e não plantar culturas fora de época que possam causar o aparecimento de pragas , disponibilizar um período para descanso do solo e recomposição dos microorganismos que ajudam no desenvolvimento dos alimentos , enfatiza a agricultora

“Como agricultora convencional, eu não conseguia me sentir realizada, tinha muita rejeição ao agrotóxico e chequei ate sofrer intoxicação. Eu queria produzir alimentos mais saudáveis e que preservassem o meio ambiente, afirma Sandra.

“Receber um premio internacional , aumenta a responsabilidade perante os outros colegas de profissão . È preciso fixar as famílias no campo e mostrar que a cidade para onde eles vão buscar uma vida melhor por causa da falta de apoio no campo, não passa de uma ilusão” concluiu Sandra

“O Sítio Recanto Nativo faz parte do Comunidade do Retiro em Campo Magro. Neste município encontram-se aproximadamente 50 produtores que desenvolvem agricultura orgânica,o local é um pólo desse tipo de produção.”

O principal alimento pelo qual Sandra Mara ganhou o premio da ONU , dentro do projeto foi o tomate, sendo o primeiro a ser cultivado sem agrotóxico na chácara Recanto Nativo, de propriedade de Sandra e seu marido Ozir Natal . Hoje são cultivados na chácara mais de 40 tipos de verduras e hortaliças .

Na busca da diversidade Sandra criou a agroindústria, onde os produtos do sítio são processados, tais como conservas, compotas, geléias, doces e derivados do leite. :
Produção de Doces e Conservas Orgânicas. ”
Sandra Mara também investe no Turismo Rural, na sua propriedade possui pousada, para visitantes com hospedagem completa , café da manhã, almoço e jantar, no restaurante você experimenta o verdadeiro sabor da comida caseira e orgânica .
Nada melhor que aproveitar o tempo num lugar tranquilo, o cheiro da mata, o barulho dos pássaros, aproveitando para relaxar, numa rede em meio a mata nativa, com nascente de água mineral e cachoeira, jogando bocha ou futebol, playgroud para as crianças .

No Recanto Nativo consegue se usufruir do contato com a Natureza alem de muitas atividades ao ar livre como:
Cavalgadas, caminhadas, pista de bikes ( Down Hill ), cavalgada de luar, trilhas ecológicas a pé , colhe e pague, pesca, salão de eventos, espaços para caminhada de 4, 10, 15 e 18 km, pecuária e o verdadeiro churrasco de costela de fogo de chão.

O divertimento é garantido com amigos e familiares na corda bamba, observar o plantio das araucárias pela gralha azul, degustar frutas silvestres da época, diretamente nos pés.

A pousada trabalha com grupos escolares, grupos empresariais de até 35 pessoas, assim como grupos escolares e universitários (com formação de gestão ambiental, agronomia e zootecnia) e de 3ª idade.

Informações e Reservas
Rua Principal , 07 Retiro Campo Magro
Telefone: 41 3645 1119 / 9962 0461 / 9673 9513
Email: sitiorecantonativo@gmail.com
www.recantonativo.com.br

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + cinco =