Produção de água no Litoral já chegou a 900 milhões de litros

Produção de água no Litoral já chegou a 900 milhões de litros

Desde o início da Operação Verão, em 21 de dezembro, a Sanepar já produziu cerca de 900 milhões de litros de água nas cidades de Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba, um acréscimo de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

O pico de produção foi nos dois dias que antecederam o feriado do dia 1.o: no domingo e na segunda (30 e 31), quando foram produzidos 95 milhões de litros de água em cada um desses dias.
LIMPEZA DAS PRAIAS – A Sanepar coletou das areias das praias 174 toneladas de lixo, jogado de forma inadequada pelos veranistas, de 20 de dezembro a 1.o de janeiro. O dia de maior acúmulo de lixo foi o primeiro do ano, como reflexo da festa de Reveillon, com 27 toneladas. A coleta é feita de forma manual por 78 trabalhadores durante o dia, a partir das 10h, em 48 km de faixa de areia nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. A partir das 20h, seis máquinas saneadoras fazem o serviço de higienização da areia. No total, são empregadas 104 pessoas para o serviço até o fim da Operação Verão, em 10 de março.

O lixo que é depositado pelos veranistas em tambores nas calçadas das praias é recolhido pelas prefeituras dos três municípios, que também fazem a coleta do lixo nas cidades. As prefeituras também são as responsáveis pela destinação do lixo coletado na areia das praias pela Sanepar.
DUCHAS ECOLÓGICAS – Mais de 63 mil veranistas tomaram banho nas duchas ecológicas instaladas pela Sanepar nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, nos primeiros dias da Operação Verão. Ao longo da orla, foram instaladas 55 duchas em 10 pontos fixos.

O Projeto Chuá tem pegada ecológica porque as duchas retiram água do lençol freático, que é tratada com pastilha de cloro para ser utilizada pelos banhistas. A água não é potável. Também é uma medida de economia de água potável porque as pessoas podem tirar a areia do corpo antes de ir para casa.

PRAIA ACESSÍVEL – O Projeto Praia Acessível já atendeu 92 cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção com cadeiras anfíbias que possibilitam o banho de mar com segurança.
O projeto é desenvolvido em parceria pela Sanepar e Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social (SEDS). Nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, estão disponíveis nove cadeiras anfíbias.

As cadeiras anfíbias têm rodas especiais que permitem o deslocamento na areia e no mar.
Possuem cinto de segurança regulável, encosto, assento, apoio cervical para a cabeça e apoio para os pés em tecido emborrachado, removível e lavável. Com capacidade para suportar até 120 kg, são flutuantes e confeccionadas em material leve, resistente e inoxidável. Por serem mais altas, permitem que o usuário entre no mar em uma profundidade segura. Nas praias, uma equipe capacitada auxilia as pessoas em seu uso. As equipes de atendimento receberam treinamento especializado da SEDS.

EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL – Equipes da Sanepar também desenvolvem atividades de educação socioambiental, com a distribuição de material informativo de uso racional da água, de garrafinhas squeeze, bolas, viseiras e de sacolas plásticas para que os banhistas recolham o lixo produzido na areia.

Já foram distribuídas mais de 20 mil sacolas, 867 bolas e 550 garrafinhas. Além disso, equipes de recreação itinerantes fazem atividades lúdicas com os veranistas, com jogos e brincadeiras sobre água, esgoto, resíduos sólidos e biodiversidade do Litoral.
O ônibus EcoExpresso, que tem maquete dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, já recebeu 420 visitantes.

Endereços das tendas da Sanepar – Projetos Chuá e Praia Acessível:
MATINHOS
Avenida Atlântica, 2010, em frente à Sorveteria D´Vickz
Pipeline – Avenida Atlântica, na altura do número 876 (entre a Avenida Londrina e a Rua Paranaguá, próximo ao Restaurante Canoa Quebrada)

Praia Mansa – Avenida Agílio Leão Macedo, próximo ao número 176 (entre a Rua Rio Branco e a Rua Ipiranga, ao lado do posto dos salva vidas)

GUARATUBA

Praia Central – Entre a Rua 29 de Março e a Avenida Dr. João Cândido (próximo ao estacionamento de carros)
Praia de Caieiras – Rua San Remo (próximo à Rua Projetada A e à Rua Saturnino Neves).
Avenida Atlântica, próximo ao número 500 (em frente à Associação dos Magistrados do Paraná).

PONTAL DO PARANÁ
Pontal do Sul – Rua dos Ipês (próximo à Avenida Mira-Mar, ao Centro de Estudos do Mar da UFPR e à Pousada da Su, perto da guarita dos guarda-vidas)
Praia de Ipanema – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Fernando de Noronha e a Rua São Luís, próximo ao Restaurante Atlântico Sul e à guarita dos guarda-vidas)
Praia de Leste – Avenida Deputado Aníbal Khury (entre a Rua Dario Veloso e a Rua Romário Martins, em frente ao Privê Praia de Leste).

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × três =