Museu da Imagem e do Som abre mostra fotográfica na sexta

Museu da Imagem e do Som abre mostra fotográfica na sexta

O Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS) abre nesta sexta-feira (12), às 19 horas, a exposição fotográfica Memória, Imagem e Infância, com 27 imagens, entre obras do acervo do Museu e trabalhos fotográficos de outros artistas, que têm a infância e a memória como elo temático.

A mostra reúne três seções distintas, mas que conversam entre si. O fotógrafo curitibano Lex Kozlik exibe seu trabalho Caçadores de Memórias, com imagens que permitem lembrar e reorganizar a existência humana a partir de fotografias antigas de família. Já em Buscas Fotográficas, os estudantes Gabriela Leandro, de 13 anos, Luiz Carlos Wurster Arns de Oliveira, 12, e Mathias Jakobovitsch Ferreira, 14, alunos de fotografia da Escola Alemã de Curitiba (Deutsche Schule Curitiba), mostram em suas imagens as texturas de expressão e autoconhecimento no gesto artístico.

Todas essas obras dialogam com as fotografias da seção Infância e Família do fotógrafo paranaense Guilherme Glück (1892-1983), coleção integrante do acervo do MIS.

“Glück fotografou na cidade da Lapa entre as décadas de 1920 e 1950. As fotos constroem um percurso de imaginário junto com imagens do fotógrafo contemporâneo que trabalha com caixas e álbuns de família”, explica a diretora do Museu, Cristiane Senn.
Ana Paula Málaga, coordenadora de programação do museu e curadora da mostra, acrescenta, contando que os alunos da Escola Alemã, sob a sua supervisão, desenvolveram várias experimentações durante as aulas, que envolviam foco e desfoque, cor, autorretrato, uso de reflexo, e trouxeram para o museu um pouco desse conhecimento desenvolvido nas aulas.

“A ideia é trazer essas crianças para o museu como protagonistas, criadoras de imagens”, disse Ana Paula. Segundo ela, a exposição acaba sendo não apenas para crianças, mas também sobre crianças, reunindo as imagens de Glück, as fotos revisitadas de Koslik e as dos alunos produzindo o que veem.

Tão diferentes entre si, em comum as três seções refletem sobre memória e expressão, apresentadas na semiótica do registro fotográfico, no resgate da releitura da memória e no protagonismo artístico da infância. A “memória fotográfica” revela uma profunda descoberta da existência, da cultura e da sociedade, ao observar o caminho e o olhar para o mundo a partir do outro.

Memória, Imagem e Infância também prevê várias ações educativas até seu encerramento, em 13 de outubro. Vânia Machado, responsável pelo setor educativo do Museu, diz que a exposição traz uma curadoria de resgate do ato fotográfico, dessas memórias, desses registros. “A exposição vai propor oficinas em que crianças ou qualquer público visitante das mostras possam resgatar e protagonizar suas próprias memórias, fotografando”.

OFICINAS – Nos dias 17 e 24, das 14h30 às 16h, estão programadas duas oficinas de fotografia, abertas ao público. Para informações sobre inscrições, basta entrar em contato pelo email educativomis@seec.pr.gov.br.

SERVIÇO: Abertura da exposição fotográfica Memória, Imagem e Infância.
Data: 12 (sexta-feira).
Horário: 19h.
Período expositivo: até 13 de outubro – Entrada gratuita.
Local: Museu da Imagem e do Som do Paraná – Rua Barão do Rio Branco, 395, Centro, Curitiba – Paraná.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dez − cinco =