Guia de pincéis para maquiagem

Não é de hoje que meninas chegam até mim com dúvidas sobre quais pincéis devem ter ou comprar. Eu sou a favor de fazer bom uso do material que você já tem em casa, mas em todo caso, achei interessante fazer um guia com os pincéis que considero mais úteis.

Antes de falar sobre formatos e tamanhos, vou falar sobre cerdas! Existem dois tipos de cerdas: as naturais e as sintéticas. As naturais são feitas com pelos de animais e as sintéticas, de produtos como nylon.

Para quem se preocupa em comprar produtos ecofriendly, algumas marcas deixam explícito que os pelos são extraídos unicamente pela tosa. A sorte é que as empresas tem se preocupado em melhorar significativamente a qualidade das cerdas sintéticas, podendo substituir uma pela outra.

As principais diferenças são:

Cerdas Naturais: Mais porosas, conseguem absorver melhor o produto e esfumar a maquiagem da forma mais natural possível. São ótimas para produtos em pó.

Aparência: Cerdas opacas, levemente onduladas.

Textura: Macia, toque leve.

Cerdas Sintéticas: Depositam o produto com maior precisão, facilitando maquiagens como cutcrease e outros desenhos contornados. São melhor aproveitadas em produtos líquidos.

Aparência (na maioria dos casos*): Cerdas brilhosas e retas.

Textura (na maioria dos casos*): Firmes. Se você passar o dedo entre as cerdas, é possível ouvir o barulho delas se chocando uma contra a outra.

*Como dito anteriormente, as marca já estão melhorando a qualidade das cerdas, podendo encontrar pincéis com aspecto mais natural e macio.

Sabendo dessas diferenças, vamos aos meus preferidos:

1 – Chanfrado: O pincel mais versátil de todos. Quanto mais fino for, melhor. Com ele, é possível passar delineador, corrigir sobrancelhas, fazer sombras marcadas, e o que mais sua imaginação permitir.

2 – Aplicação de sombra: É aquele que todo mundo que tem pincel, tem este. Com cerdas mais juntinhas e firmes, normalmente em formato de “U”, é ótimo para aplicar sombra na pálpebra móvel. Se tem dúvidas de qual pincel usar para aplicar sombra preta, vai com ele! Também gosto de usar para esfumar delineado na parte de baixo do olho, perto da raíz dos cílios inferiores.

3 – Esfumado: Gordinho, macio e com cerdas mais soltas, é o único que arrisco dizer que é “necessário”. Pra conseguir efeito de maquiagem profissional, é ele que vai te ajudar. Esfumando a sombra a partir do côncavo, vai fazer o degradê da cor da sombra até o tom da sua pele.

4 – Blush: Não existe jeito mais fácil de aplicar o blush que não seja com um pincel específico para isto. Seja chanfrado, ovalado ou redondo, considero ideal ter um pincel específico para a função. Pode ser usado para fazer contorno com produtos em pó ou passar bronzer.

5 – Iluminador: O tamanho certo é entre um pincel de sombra e um de rosto. Adoro usar para passar nas maçãs do rosto. Se for difícil encontrar este, as miniaturas de blush e pó tem o tamanho certinho pra isso!

6 – Batom: Se você não compartilha maquiagem e não tem dificuldade em acertar o contorno dos lábios, este pincel poderia não entrar na sua lista. Mas como uso maquiagem profissionalmente e, quando me maquio, prefiro delinear o formato da minha boca, ele entra na minha! Este item vai de preferência, mesmo!

7 – Corretivo: Apesar dos pincéis específicos para corretivo serem mais firmes, eu prefiro usar um pincel mais fofinho, vendido como pincel de sombra. Com cerdas duo fiber, dá melhor acabamento na pele.

8 – Duo Fiber para base: Na minha opinião, o melhor pincel para passar base. A pele fica super natural e não marca as cerdas. Se você gosta de passar com os dedos, vale a pena testar e ver o acabamento mais fininho e delicado que ele proporciona.

9 – Pó: Outro pincel que todo mundo costuma ter. O maior de todos, mais fofo e gostoso de sentir no rosto. É ele!!!
Estes fecham os pincéis que mais uso e indico. Antes de comprar pincéis, é legal sentir a textura deles na sua pele, mesmo que sejam de marca boa. Alguns pincéis podem não valer a pena o investimento.
Se ficou na dúvida de qual marca comprar, ou se não quer investir muito em um hobby, aqui tem a lista de marcas nacionais que possuempincéis que considero de qualidade:

– Vult- The Beauty Box –Dailus- Maria Margarida- Pink Gloss- Natura

Para conhecer melhor meu trabalho, acesse:
http://brunadaniel.com

Post Anterior
Próximo Post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 + três =