Artista plástico comemora 40 anos de profissão com exposição coletiva

Segunda edição de “ALEGRIA” contará também com obras de artistas plásticos convidados

A vernissage de “ALEGRIA II – 40 anos de artes plásticas de Angelo Hasse” acontecerá no dia 28 de setembro (quarta-feira), a partir das 20 horas, no Espaço Cultural Itaipu Binacional do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, em Curitiba. A exposição tem curadoria do marchand Marcelo Baz e traz obras do acervo e inéditas de Angelo Hasse e de artistas convidados.

A exposição será marcada pela abertura oficial da campanha “Outubro Rosa” e dos destiles de joias de Hilda Machado, com “moulage” (modelagem tridimensional) do estilista Eder Fernandes, e de vestidos de festa da Status Quo Maison. Os presentes ainda terão a oportunidade de apreciar as vozes que compõem o Coral da OAB/CAA-PR e da apresentação da “Dança dos Leques” do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol).

“ALEGRIA II” apresentará obras dos artistas plásticos Mercedes Ritzmann, Márcia Széliga e Janete Mehl (Curitiba), Marcelo Beja (Rio de Janeiro), Marisa Marina Goelzer (Porto Alegre), Luisa Real (Lisboa) e Yuniel Delgado Castillo (Havana e Miami).

O artista

Angelo Hasse nasceu em 1961, em Curitiba. Começou a dar suas primeiras pinceladas em 1976, aos 15 anos. Dois anos depois fez sua primeira exposição. Catalogado no Dicionário de Artes Plásticas Júlio Louzada e Adalice Araújo, ele define seu estilo como “impressionista, inspirado por Monet e Van Gogh, mas passeio pelo abstrato”. Hasse vem de uma escola acadêmica e ministra aulas de pintura em tela e desenho artístico desde 1991, em seu próprio ateliê, no Centro da capital.

Graduado em artes pela Faculdade de Educação Musical do Paraná, hoje Faculdade de Artes do Paraná, Hasse é embaixador da Divine Académie Française de Arts Lettres Et Culture (França), membro efetivo da Academia de Cultura de Curitiba e mestre em pintura pela Universidade do Porto, em criação artística contemporânea pela Universidade de Aveiro, e em arte e multimídia pelo Instituto Politécnico de Leiria, todas instituições de Portugal. Conta com 8 exposições individuais e 47 coletivas no Brasil e no exterior. Em 2011, participou da Feiarte Art Europa, realizada em Coimbra.

De acordo com o curador Marcelo Baz, Hasse iniciou sua carreira no estilo acadêmico, preservado em nus masculinos, mas sua paixão é o impressionismo com suas flores e paisagens. Tanto no óleo sobre tela como na pintura acrílica sobre tela, trabalha a pincel e espátula. Recentemente, iniciou nova fase em sua vida artística com a utilização de diferentes técnicas e texturas para fazer seus trabalhos abstratos.
Serviço:
Vernissage “ALEGRIA II – 40 anos de artes plásticas de Angelo Hasse”
Dia: 28 de setembro (quarta-feira), às 20 horas
Local: Espaço Cultural Itaipu Binacional do Instituto de Engenharia