3274-0104 - 3402-3721 - VIVO 9188-9889 - TIM 9602-2284 contato@jornalfolhadobatel.com.br

Alimentos no inverno

O inverno é a estação do ano mais ingrata para quem quer perder peso. Em dias gelados mal queremos sair mais cedo da cama para treinar e durante a noite queremos nos recolher mais cedo e fazer aquela refeição quentinha que normalmente são as mais calóricas. Muita calma nesta hora! É preciso aproveitar esta estação da melhor forma sabendo escolher os melhores alimentos e ainda perder os quilos indesejados, pois no inverno o metabolismo consome mais calorias que no verão.

Aposte nos alimentos certos, tais como as castanhas que tem uma fonte de gordura muito boa, além de vitaminas A, D e E benéficos para a sua saúde, ajuda no equilíbrio do humor, sensação de saciedade, ótimos antioxidantes e contribuem para a queima calórica.
Também o gengibre usado no preparado de sopas ou chás são poderosos. Ajudam a queimar calorias pois são termogénicos. Além disso aumenta a sua energia, eu adoro tomar pela manhã em jejum uma xícara com ½ suco de limão e algumas lascas de gengibre para desintoxicar o organismo.
A abóbora tem muita fibra e é um poderoso alimento para driblar a gula. Um carboidrato com baixo índice glicémico, a abóbora pode ser acrescentada na sua refeição no almoço, jantar e até em receitas de bolos. Consumo muito no inverno creme de abóbora com apenas 4 ingredientes: abóbora, gengibre, cebola e alho. Cozinho tudo e bato no liquidificador e vira um creme maravilhoso e saudável.

Receita de sopa para esquentar

Quando o frio chega, as sopas entram em nosso cardápio, seja no almoço ou principalmente no jantar. Além de nos manter aquecidos, uma sopinha com muitos legumes faz bem a saúde e com os ingredientes certos pode ser a melhor escolha para perder uns quilinhos.

As sopas termogénicas são as preferidas para manter a forma. Elas contribuem para aumentar a temperatura do corpo e aceleram o metabolismo, por isso, uma receita com ingredientes como o gengibre, pimenta, cebola, alho, couve, podem fazem toda a diferença na silhueta. Alguns ingredientes podem ajudar também, como verduras e legumes, em especial os verde-escuros como salsão, couve-manteiga, agrião e brócolis para eliminação das toxinas.

Eu costumo fazer as minhas sopas sem batata e uso uma variedade de legumes. Para acrescentar a proteína, uso o feijão vermelho, grão de bico ou um pedaço mesmo de carne para acrescentar sabor e agregar nutrientes necessários que fazem parte da minha dieta saudável.

E para fechar, deixo aqui uma receita bem gostos de sopa termogénica de “LEGUMES COM PIMENTA CAIENA”

Ingredientes:
1 colher (sopa) de óleo de canola
1 Dente de alho amassado
1 cebola roxa pequena ralada
3 xícaras (chá) de abóbora em cubos
3 xícaras (chá) de chuchu em cubos
1 colher (sopa) de ervas finas
3 xícaras (chá) de grão de bico cozido
1 xícara (chá) de espinafre em tiras finas
1 colher (café) de semente de chia triturada
1 colher (chá) de amêndoas em lascas (opcional)
Pimenta caiena, sal e noz moscada a gosto

Modo de Preparo:

Refogue com o óleo a cebola, alho, abobora, chuchu e as ervas em uma panela funda. Depois adicione água fervida até cobrir os legumes e deixe ferver mais um pouco até deixar a abobora macia. Bata no liquidificador e volte para a panela. Coloque o grão de bico, sal, pimenta caiena e noz-moscada. Deixe aquecer. Acrescente o espinafre, polvilhe a chia e a amêndoa para servir.